Culinária
Excesso faz mal
08/07/08
Holandeses descobrem que muito café pode afetar a fertilidade feminina
Por Mariana Zafalon
Um novo estudo da Universidade Radboud, em Nijmegan, na Holanda, mostrou que beber mais de quatro xícaras de café por dia pode prejudicar ainda mais mulheres que têm problemas de fertilidade. A pesquisa avaliou o comportamento de 9 mil mulheres que passaram por processos de fertilização in vitro entre 1985 e 1995, e percebeu que as chances de uma gravidez natural entre aquelas que tomavam muito café diminuíam em 26%. No grupo das que não ingeriam muita cafeína, 16% concebiam naturalmente, 45% delas até seis meses depois do último tratamento.
Se o café era ingerido com outras substâncias tóxicas, como o álcool e cigarros, as chances de gravidez diminuíam ainda mais. Para os cientistas, uma mulher fumante de 36 anos de idade, que ingere muito café e bebidas alcoólicas, e está acima do peso, tem apenas 5% de chance de uma gravidez natural após passar por três tratamentos de fertilização in vitro. Já uma da mesma idade, com peso adequado e que não consumisse as substâncias, tinha 15% de probabilidade de engravidar.
Cientistas de outras universidades pedem cautela em relação à pesquisa, principalmente por ela ter sido realizada apenas com mulheres com problemas de fertilidade. Eles alertam que a cafeína pode, sim, ter um efeito tóxico sobre os óvulos e esperma, que é aumentado em casais com dificuldades de concepção.
|
 |